Através da Resolução CONSUP nº 71, de 20 de dezembro de 2018 aprovou-se o
Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR. De natureza propositiva e
consultiva, o Neabi local, no Campus Astorga, tem a função de auxiliar no direcionamento de
estudos, pesquisas e ações de extensão que promovam a reflexão sobre as
questões étnica-raciais.
O Neabi também busca contribuir para a implementação da
exigência legal que obriga incluir no currículo escolar a temática
“História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
O Regulamento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do
IFPR traz as finalidades, objetivos, estrutura organizacional e
competências do Neabi.
Objetivos:
I – assessorar equipes pedagógicas e gestores institucionais quanto à
inclusão e/ou ampliação de temas relacionados à educação para as
relações étnico raciais nos projetos pedagógicos de cursos (PPC);
II – contribuir no planejamento, elaboração, execução e monitoramento
da política institucional do IFPR no que tange às ações afirmavas, com
participação nas bancas de cotas dos processos seletivos, no
acompanhamento sistemático dos estudantes cotistas nos campi e na
produção de dados sobre esses estudantes, de acordo com a legislação
vigente;
III – criar e disponibilizar por meio digital um banco de dados sobre
as ações realizadas em todos os campi referentes a educação para as
relações étnico-raciais e divulgar documentos e legislações referentes à
temáca, para consulta pública;
IV – estabelecer diálogos com comunidades quilombolas, indígenas e/ou
tradicionais, movimentos locais em defesa dos direitos dos negros e dos
povos originários tradicionais (etnias indígenas) e/ou outras
instituições e órgãos cujos profissionais desenvolvam estudos e/ou ações
sobre diversidade, história, identidades e culturas negras, africanas,
afrodescendentes e indígenas e combate ao racismo;
V – estimular a valorização da identidade afro-brasileira e indígena
dos servidores e/ou estudantes, evidenciando a importância da
ancestralidade e objetivando seu empoderamento;
VI – fomentar ações de extensão, pesquisa, inovação e ensino
referentes a história, identidades e culturas negras, africanas,
afrodescendentes e dos povos originários tradicionais
(etnias indígenas);
VII – incentivar a socialização e compartilhamento de práticas
pedagógicas exitosas referentes a temática, por meio de atividades
acadêmicas, encontros, cursos e/ou eventos, para a promoção de relações
étnico-raciais positivas, propiciando nos campi a discussão sobre
preconceito, discriminação racial e valorização das culturas negras,
africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias
indígenas);
VIII – planejar e executar, em colaboração com os diversos setores do
IFPR, ações para formação continuada de servidores dos campi, de outros
profissionais da educação e comunidade externa em geral;
IX – incentivar a criação de grupos de estudo e/ou pesquisa nos
campi, referentes a história, identidades e culturas negras, africanas,
afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias
indígenas), racismo e valorização diversidade étnico-racial e cultural
no IFPR, bem como promover a publicação de estudos e desenvolver
materiais didáticos relativos à educação para as relações
étnico-raciais;
X – realizar ações em colaboração com municípios, estado, Fóruns de
Educação relacionados à diversidade étnico-racial, movimentos sociais,
associações e/ou outras instituições, contribuindo para a promoção da
igualdade na diversidade.